"(...)É comum observarmos nos anúncios publicitários jovens saudáveis e bonitos, sorridentes, sempre se divertindo e mostrando uma vida sem problemas. Os empresários estão de olho na juventude; as campanhas incentivam o imediatismo, a idéia de aproveitar a vida para não se arrepender do que podia ter feito e não fez.(...)" [Texto de www.elnet.com.br]
Normalmente a TV nos mostra um mundo, um padrão que poucas pessoas podem ter. E muitas vezes, não digo sempre, a propaganda, a publicidade se tornam estopim para que muitos jovens se entreguem à violência.
Segundo a filósofa Hannah Arendt, em sua obra Sobre a Violência, toda violência é uma forma de protesto, mesmo que inconscientemente.
Então, quando um jovem de 13/14 anos, resolve ir pra rua se armar, pra conseguir aquilo que o mundo mostra e que sua mãe não pode lhe dar, ele está "protestando" o por quê daquela pessoa ter uma coisa que ele não pode, uma vez que a sociedade impõe que ele tenha, para se adequar ao meio social. Impõe sim, já que o que vale hoje em dia, é o tênis de marca que você usa, o celular com milhões de funções inúteis. O que vale é o preço que você pagou!
Então fica a pergunta, quem é o culpado pela violência no mundo? A mãe que não pode dar o que o filho tanto queria, por falta de condições? Ou a sociedade que impõe um padrão de vida inviável?
