sábado, 25 de fevereiro de 2012

Higienização Social

                                                                                         Foto retirada do blog Tijolaço

"O governador Geraldo Alckmin e o oficialato da PM prepararam um plano de higienização social maquiado como "revitalização" da região conhecida como cracolândia, cujos objetivos obscuros podem muito bem estar a serviço de uma limpeza social, olimpíadas à custo da opressão e repressão de todos os moradores da região, vítimas desta miséria de vida que nos impõe." (Texto retirado do Manual do Calouro de Serviço Social PUC/SP)

Não será "exterminando" os viciados do local onde se encontravam ou fazendo com que se espalhem pela cidade que essa questão será resolvida.
Esta operação me parece familiar, é a mesma coisa quando uma mãe diz: "Filho, arrume seu quarto que a visita está chegando." O filho vai lá e joga de qualquer forma a sua bagunça pra dentro do armário, por fora o quarto parece impecável, porém quando o armário for aberto a bagunça ainda estará lá.
E aqui em São Paulo estão jogando a bagunça no armário, escondendo porque a visita está chegando, o problema será quando esse armário for aberto.
E quem sofre com isso são os que mais precisam de ajuda, os que gritam silenciosamente por socorro.
Polícia não é sinônimo de segurança. Ver a polícia espalhada batendo nos "crackeiros" não quer dizer que os "problemas" da cidade estão sendo resolvidos! Pelo contrário.

Um comentário:

  1. Há tempos eu venho refletindo sobre a segurança pública em São Paulo.
    Na verdade, vejo esse problema de uma forma mais ampla. Pois não é de hoje que falta HUMANIZAÇÃO nas ações policiais.
    Um exemplo histórico disso, é o lamentável massacre no Carandiru.


    Quanto a questão abordada nesse post, podemos perceber o outro grande problema do nosso país, ou seja, os governantes.

    Eu particularmente não apoio o governo Alckimin, ele nunca teve e nem terá meu voto.

    Eu abomino essas operações que usam da força bruta e abuso de poder, mascarada pela mídia televisiva como "ação bem orquestrada da polícia e governo de sp", noticiando ser justa e que está prestando a assistência necessária para essas pessoas doentes. Quando na verdade, o que vem sendo feito é algo totalmente contrário.

    O ideal seria acabar com essa chaga devastadora da sociedade atual chamada "Dependentes químicos do crack" da forma correta e a longo prazo, com seriedade e considerando uma coisa muito importante chamado direitos humanos, direitos constitucionais, tratando desse assunto de um ponto de vista humanizador. Uma vez que trata-se essencialmente de um problema de saúde pública, pois os viciados não tem estrutura de tratamento digno e que suporte essa demanda.

    Infelizmente esse problema é tratado como caso puramente de marginalidade.

    E as leis devem ser aplicadas sim, concordo com a punição aos traficantes, e que seja feita uma prestação de assistencia decente e justa aos dependentes.

    A polícia que reprime é polícia sem razão.

    Pra finalizar, é ridiculo que essas iniciativas só sejam tomadas com o objetivo de amenizar o problema devido aos eventos esportivos que ocorrerão no país nos próximos anos.

    Ações devem ser tomadas sim, mas numa perspectiva de sanar este mal a longo prazo, para tornar nossa cidade melhor, com qualidade de vida para todos, garantir segurança e evitar que mais famílias sejam destruidas por esse mal.

    sem mais,

    Gabi Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir